Manutenção de Piscinas: entenda a importância para o seu bem estar.

Veja como os serviços de limpeza e manutenção de piscinas têm impacto tanto na saúde dos banhistas quanto no meio ambiente.

O serviço de manutenção de piscinas tem grande relevância para que a experiência dentro e fora d’água seja agradável e, sobretudo, saudável.
Seja para os moradores e seus convidados no quintal de casa ou em piscinas públicas de clubes, resorts, condomínios e hotéis, os cuidados precisam ser diários.
De acordo com a ANAPP (Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas) existem quase 3 milhões de piscinas instaladas no país.
Porém, dos que tem a chance de aproveitar os dias de sol na piscina, poucos têm a noção exata sobre a importância desses cuidados para garantir a segurança dos banhistas.
Por isso, neste artigo vamos mostrar a importância da manutenção de piscinas e seus benefícios para os que curtem relaxar em águas claras e limpas.

Regularidade de limpeza
A manutenção de piscinas começa pela regularidade das atividades durante todos os meses do ano.
Ao manter a limpeza constante destes tanques de água não será preciso investir em materiais químicos caros para remover as camadas mais grossas de sujeira, por exemplo.
Mesmo nos períodos em que a piscina não for muito utilizada, a manutenção precisa acontecer para que não atinja um estado crítico.
Isto é, sem a manutenção correta e contínua, será necessário maior quantidade de cloro, por exemplo, o que implica em mais custos.

Prevenção de doenças
Normalmente em lugares públicos onde as piscinas não passam por uma atividade regular de limpeza, algumas doenças podem ser facilmente transmitidas.
Conjuntivite e sinusite são algumas das mais comuns, principalmente em locais onde a limpeza acontece em períodos de maior movimento.
Ao diminuir a constância da limpeza e manutenção das piscinas nas baixas temporadas, os responsáveis aumentam as chances de contaminação dos banhistas.
Já imaginou sair para aproveitar momentos de lazer e voltar para casa com micose, hepatite, otite ou até verminoses e leptospirose?
Todas estas doenças podem entrar em contato com as pessoas a partir do contato das mucosas com a água suja assim como a ingestão da água em pequena quantidade.
Além disso, uma das principais doenças que a falta de cuidado com a água da piscina origina chama-se: dengue. Portanto, manter a limpeza constante funciona como uma forma de respeitar a saúde própria e também a dos banhistas.

Evita o desperdício
Você sabia que a manutenção de piscinas tem o poder de contribuir com a conservação do meio ambiente?
Principalmente porque quando a água não recebe os cuidados adequados normalmente ela acaba sendo substituída por outra mais limpa.
Ou seja, evitar o desperdício de milhares de litros de água ajuda muito a preservar um dos nossos recursos naturais mais importantes para o ser humano.
Ao considerar a quantidade de pessoas que ainda não pararam para pensar neste desperdício, facilmente lembramos de crises recentes de abastecimento de água em
estados brasileiros. Portanto, seja qual for o tamanho da sua piscina, lembre-se que a negligência com a limpeza, além de trazer males para a saúde, gera impacto na natureza.